(ECO) Resultados provisórios das eleições em Angola dão vitória ao MPLA

(ECO) Os resultados provisórios oficiais, divulgados esta tarde pela CNE de Angola, dão a vitória ao MPLA. A confirmarem-se os resultados, João Lourenço será o próximo Presidente da República.

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola já divulgou os resultados provisórios das eleições gerais para a Presidência da República. Os primeiros números oficiais apontam para a vitória do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). O sucessor de José Eduardo dos Santos será, assim, João Lourenço.

Com 63% dos eleitores já escrutinados, anunciou Júlia Ferreira, porta-voz da CNE angolana, o MPLA é o partido mais votado, com 64,57% dos votos. Segue-se a UNITA, com 24,4% dos votos, e a CASA-CE, com 8,56%. A abstenção, informa ainda a CNE, terá sido de 23,17%.

Antes desta divulgação, o MPLA já tinha reclamado vitória e João Lourençodizia aguardar os resultados com confiança e tranquilidade. “Confiança na escolha do povo pelas nossas propostas e visão de país. Tranquilidade por saber que somos capazes de levar Angola a patamares cada vez mais altos de desenvolvimento”, escreveu o candidato na sua conta de Twitter. Os ex-Presidentes de Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, na qualidade de observadores internacionais, já também reagiram a estes resultados provisórios, considerando as eleições “pacíficas, livres, justas e transparentes”.

A VITÓRIA É NOSSA!
MPLA – 64,57%
Unita – 24,4%
Casa – 8,56%
*Primeira divulgação dos resultados parciais.

Há ainda 15 assembleias de voto, de três províncias angolanas, que só vão votar no sábado. Por “situações de força maior”, como o mau tempo, não foi possível fazer a entrega de material logístico nestas assembleias de voto, afetando 1310 eleitores, que não puderam votar.

Os resultados definitivos só serão conhecidos a 6 de setembro e a tomada de posse do novo Presidente da República de Angola decorrerá a 21 de setembro.