(JE) Economias da Zona Euro e da UE crescem 0,6% no terceiro trimestre

(JE) Os dados revelados esta terça-feira pelo gabinete de estatísticas da UE, Eurostat, mostram que a Roménia foi o Estado-membro que mais cresceu, enquanto a Dinamarca foi a economia que mais recuou.

As economias da Zona Euro e da União Europeia (UE) cresceram 0,6% no terceiro trimestre do ano, em comparação com os três meses anteriores. Os dados revelados esta terça-feira pelo gabinete de estatísticas da UE, Eurostat, mostram que a Roménia foi o Estado-membro que mais cresceu, enquanto a Dinamarca foi a economia que mais recuou.

Os dados mostram que, em termos homólogos, a percentagem de crescimento foi de 2,5%. A Roménia foi o Estado-membro cujo Produto Interno Bruto (PIB) mais aumentou (8,6%), seguindo-se a Letónia (6,2%), a República Checa (5,0%) e a Polónia (5,0%). Na variação homóloga, o PIB português aumentou 2,5%, em linha com a média europeia.

Na comparação com os dados registados no segundo trimestre do ano, a Roménia foi também o país que mais cresceu (2,6%), seguindo-se a Letónia (1,5%), a Polónia e a Finlândia (1,1% cada). No lado oposto da tabela, encontra-se a Dinamarca, cuja economia recuou 0,3%. Em cadeia, o PIB de Portugal aumentou 0,5%.

No segundo trimestre, a economia da Zona Euro acelerou 2,3% na comparação homóloga e 0,7% em cadeia, enquanto na UE tinha aumentado 2,4% e 0,7%, respetivamente.